fbpx

Você já se “desmamou”?

voce-ja-se-desmamouVocê já se “desmamou”?

Você, ao se aventurar em nascer, saiu do aconchego do útero, do calor, do abrigo seguro do ventre materno. Aí se deu seu primeiro corte, sua primeira “ castração” e você sentiu fome, frio e angústia. Logo em seguida veio o seio e com ele a fome passou, seu corpo se aqueceu novamente, você conheceu a satisfação e a desejou, mas eis que veio o segundo corte e o seio foi tirado de você.

Você passou a desejar o amor de sua mãe só para você, mas  novamente surge  este e mais um corte quando você vivenciou o complexo de Édipo e descobriu que seu desejo não se realizaria.Aí você passou a desejar outras coisas, a ter outros interesses.

Todos os cortes pelos quais passou, lhe impulsionaram para o seu próprio desenvolvimento, para um rico aprendizado diante de tantos desafios e de tantas novas direções, metas e possibilidades, muito mais abrangentes do que aquelas que estavam próximas de seu ponto de segurança.

Você já se “desmamou”? – Você desejou viver no seu princípio do prazer, mas teve que encarar o princípio da realidade.

Mas, da mesma forma que uma fruta madura, que contrariando todas as leis da natureza, não cai da árvore no momento certo, e com isso se estraga, sem ter tido toda a sua potencialidade explorada e realizado o sentido de sua vida, qual seria a sua “zona de conforto” que ainda não lhe permitiu explorar novos horizontes? Qual é a parte de sua vida que você está se agarrando como uma criança no colo da mãe ou como o fruto maduro com medo de cair no chão?

Você quer entrar em uma caverna e se encolher como quando estava sendo gerado ou deseja sair desse “útero” e desbravar a vida com todas as possibilidades que você mesmo pode criar? Que tal “se desmamar”? Desmamar de seus vícios, dependências, medos, inseguranças, crenças, padrões negativos de comportamento e de pensamento e se permitir descobrir-se como um ser capaz de seguir sua vida caminhando na liberdade de seus próprios passos, de suas próprias escolhas e conquistas e de novos desafios rumo ao seu autoconhecimento e à plenitude de sua vida!

“Desmame-se”!

Simone Filkauskas Sequeira

Terapeuta