Artigos

Florais de Bach

Postado por:

Compartilhar/Favoritos


Florais de Bach

Para participar  do Curso Completo de Florais de Bach, acesse aqui.

Por: Simone Filkauskas Sequeira – Terapeuta e Instrutora de Florais de Bach

A Atuação dos Florais de Bach

“Devido às suas vibrações elevadas, certas flores, árvores e arbustos silvestres têm o poder de elevar nossas vibrações humanas e abrir os canais para ouvirmos as mensagens do nosso Eu Espiritual, inundar nossa natureza com a virtude específica de que precisamos e remover de nós a falha que está causando o sofrimento.
Elas são capazes, tal como uma bela musica ou algo gloriosamente enaltecedor que nos dá inspiração, de elevar nossa natureza e nos aproximar de nossa Alma; com isso, nos trazem a paz e aliviam nossos sofrimentos.
Elas curam, não atacando a doença, mas inundando o nosso corpo com as belas vibrações do nosso Eu Superior, em cuja presença a enfermidade se dissolve como neve ao sol”.

Edward Bach.

Florais De Bach, Afinal O Que São?

São essências energéticas extraídas de flores, que tem como objetivo transformar estados mentais e emocionais negativos em positivos através do que Bach denominou de “lei dos opostos”, ou seja, a tristeza será substituída pela alegria, o medo pela coragem e assim por diante.

No total são 38 essências, além do Rescue, que é a combinação de cinco delas, também conhecido como a essência  para emergências.

Destas 38 essências, uma delas, (a única), não é feita através de flores, e sim da água de uma fonte pura, curativa e especial chamada Rock Water.

Os florais tratam o indivíduo e não a doença ou sintomas da doença. Eles têm atuação na condição emocional da pessoa afetada, por isso duas pessoas com a mesma doença podem utilizar florais diferentes.

Segue abaixo a descrição das essências florais de Bach por ordem alfabética:

 

1 – AGRIMONY
( Agrimonia eupatoria / Agrimonia )

São pessoas alegres, bem humoradas, divertidas, que estão sempre sorrindo, porém em seu interior, escondem um tormento, um conflito, uma verdadeira tortura interna. Possuem pensamentos agitados que geram inquietude à noite. Não gostam de estar sós, por isso costumam buscar companhia para, desta forma, esquecer e escapar de suas preocupações. Muitas vezes recorrem ao álcool e drogas para fugir de sua angústia. Esta angústia é localizada como um nó na garganta, coração opresso e sensação de tensão no estômago. São muito ansiosos.

Frases freqüentes: Não há problemas./ Quando existem problemas bebo um vinho, vou fazer compras ou ver televisão, procuro me distrair./ Eu estou ótimo! / Em caso de tempo feio, faça boa cara!

O floral traz paz, tranqüilidade e otimismo, possibilitando que esta pessoa compartilhe seus problemas com honestidade para consigo mesma e para com os outros.

2 – ASPEN
( Populus tremula / Choupo )

É indicado para medos vagos, de origem desconhecida. Estes medos podem ocorrer tanto de noite como de dia. As pessoas, que precisam de Aspen, podem ter presságios, ansiedade e apreensão, medo do próprio medo, pesadelos, inclusive aqueles em que se acorda transpirando aterrorizado, e se tem medo de dormir novamente, mesmo não lembrando do que sonhou. Medo do sobrenatural, inexplicável, geralmente acompanhado de tremor e suor. Medo do desconhecido. Ideal para crianças que tem medo do escuro, ou pesadelos após assistirem um filme de terror.

Frases freqüentes: Tenho a sensação de que algo terrível vai acontecer comigo, mas não sei o quê e nem o por quê./ Não posso dormir, tem algo no ar que me assusta, mas não sei o que é.

Este floral traz grande coragem para acalmar o medo e confiança para vivenciar experiências e aventuras.

3 – BEECH
( Fagus sylvatica / Faia )

Para pessoas críticas, arrogantes e intolerantes. Julgam e acusam os outros, mas não têm a capacidade de se colocar na posição da outra pessoa. Irritam-se com os hábitos, gestos e manias dos outros. Possuem tensão no maxilar, costumam apertar ou ranger os dentes, bruxismo.

Frases freqüentes: O que há de errado com vocês? / Não suporto gente que fala sem pensar. / Se posso fazer isso, não entendo por que os outros também não podem?/ Dizem que só vejo o lado mau das coisas, as fraquezas dos outros, no entanto eu sei que tenho razão.

O floral Beech ajuda os que são desta natureza a pôr-se por um momento no lugar do outro, traz tolerância, aceitação das diferenças nos outros e desejo de ajudar.

4 – CENTAURY
( Centaurium umbellatum / Centáurea-menor)

Feito especialmente para aquelas pessoas que não sabem dizer “NÃO”. São pessoas que se colocam sempre em último plano, fazendo as vontades dos outros. São verdadeiros “capachos”, possuem vontade fraca, são de natureza servil, muitas vezes são explorados, pois os outros se aproveitam de sua bondade. São facilmente dominados e manipulados por personalidades fortes. Submetem-se aos outros por causa da grande necessidade de serem queridos, de agradar. Tem pouco amor próprio e não costumam manifestar suas opiniões, considerando que as que valem são as dos outros.

Frases freqüentes: Seus desejos são uma ordem para mim. / Dizem que sou bom demais. / Não tenho tempo para mim porque tenho que fazer o que me pediram. / Cuido da minha mãe, por isso não posso sair com meus amigos. / Os outros me convencem com facilidade, mesmo que eu realmente não queira fazer algo.

Centaury traz para pessoas desse tipo força de vontade e discernimento para saber quando servir.

5 – CERATO
( Ceratostigma willmottiana )

São pessoas que não confiam na própria opinião, por isso estão sempre pedindo confirmação e a opinião dos outros. Sua tendência é imitar os outros. Parecem pessoas tolas (embora não sejam) porque estão sempre perguntando aos outros o que fazer. Atormentam os outros com suas perguntas. Estas pessoas sabem decidir, mas não confiam nas decisões. Não sabem ouvir sua voz interior, são inseguras, sugestionáveis, vacilantes e volúveis.

Frases freqüentes: O que você faria no meu lugar? / Não pode ser tão simples assim, vou perguntar de novo. / Quando respondo a uma pergunta numa prova, logo há risco por achar que estava errada; na verdade, estava certa. / O que devo fazer? Se você fosse eu, o que faria?

6 – CHERRY PLUM
( Prunus cerasifera / Cerejeira )

É a essência para o medo de perder o controle. Quando a pessoa sente que vai explodir, chegando ao desespero. Medo de enlouquecer, de fazer coisas terríveis como matar ou até mesmo se suicidar. Quando se está à beira de um colapso nervoso, medo muito grande da insanidade mental. A pessoa pode gritar, pedindo ajuda. Impulsividade muitas vezes repentina, violenta e assassina. É o floral para pessoas impulsivas, que agem antes de pensar. Possuem tensão interior e compulsões. É para todo tipo de perda de controle: sobre os esfíncteres, sobre a alimentação, sobre os ímpetos de raiva, sobre a violência ou sobre a conduta irracional.

Frases freqüentes: Ou eu mato ou me suicido. / Quando me zango, salve-se quem puder! / Passa pela minha cabeça que tenho que jogar o meu bebê pela janela, e tenho medo de não conseguir me controlar algum dia. / Sinto como se eu fosse a tampa de uma panela de pressão. /Tenho medo de que eu possa cometer algo terrível.

O remédio, feito com Cherry Plum, traz coragem, calma e tranqüilidade, torna a pessoa capaz de manter a sanidade, apesar de torturas físicas ou mentais; por exemplo, um prisioneiro de guerra, uma vítima de seqüestro.

7 – CHESTNUT BUD
( Aesculus hippocastanum / Broto de castanheiro da índia )

Para aqueles que repetem sempre os mesmos erros por não aprenderem com a experiência. Para problemas de aprendizagem. Para auxiliar na memória. São pessoas pouco observadoras, pouco reflexivas e superficiais. Para pessoas que, por pressa, não prestam muita atenção, passando rapidamente de uma coisa para outra sem se aprofundar em nenhuma.

Frases freqüentes: Sei que não agi bem, mas faria tudo outra vez. / Eu já deveria saber. / Acho difícil aprender coisas novas. / Dizem que não presto atenção, mas, na verdade, meus pensamentos são tão rápidos que já estou pensando em outra coisa.

O floral traz paciência, calma e capacidade de aprender e utilizar experiências passadas.

8 – CHICORY
( Cichorium intybus / Chicória )

Personalidades possessivas, egoístas, controladoras e ciumentas. Fazem-se de vítimas. Controlam o parceiro, amam de forma egocêntrica, possessiva, egoística tanto consciente como inconscientemente. São exigentes e apegados a idéias, sentimentos, objetos e pessoas. Têm dificuldade para se desprender. São intrometidos, sempre tem algo para sugerir, criticar ou modificar. Briguentos. Ofendem-se com facilidade e adoram fazer chantagem emocional.

Frases freqüentes: Faço isso para você, só se você fizer aquilo para mim depois. / Um dia, você ainda irá perceber o quanto eu fiz por você! / Você é o que é graças a mim. / Pode ir para onde quiser, ficarei aqui sozinho esperando você voltar, seja a hora que for. / Sempre dou um jeito de conseguir o que eu quero!

O floral traz altruísmo, amor incondicional e reconhecimento do direito dos outros à independência.

9 – CLEMATIS
( Clematis vitalba /Vide branca )

É o tipo sonhador. Está sempre pensando em outra coisa, por isso não presta atenção no que acontece ao seu redor. Distraído, tropeça quando anda, vive se machucando por não estar atento. Sono excessivo. Para os que estão desligados da realidade. Pode ser usado em casos de coma. As pessoas do tipo Clematis ouvem sem escutar, olham sem ver, se esquecem do que dizem ou do que os outros lhe falam. Preferem ficar sozinhos, evitam dificuldades, fugindo das situações. São desatentos, ausentes, estão mais no futuro do que no presente.

Frases freqüentes: Acordo com sono todos os dias. / Sou muito distraído. / Estou sempre sonhando acordado. / Vou andando e de repente percebo que estou no caminho errado. / Vivo cheio de hematomas, pois estou sempre esbarrando nos objetos por não prestar atenção por onde ando.

O floral pode ser usado em casos de desmaios, quando a pessoa está inconsciente. Esta essência traz confiança em relação ao futuro, deixa a pessoa alerta e interessada pelas coisas. Traz a pessoa para a Terra, ou seja, deixa-a com “os pés no chão”.

10 – CRAB APPLE
( Malus pumila / Macieira )

É o floral para sentimentos de sujeira, de impureza. Sentimento de estar mental, emocional e fisicamente impuro ou inaceitável. Autocensura. É o purificador do sistema Bach. Pessoas assim podem ser muito orgulhosas do lar e extremamente exigentes com respeito à higiene em geral, inspecionando rigorosamente, por exemplo, os talheres antes de comer num restaurante.
São detalhistas e perfeccionistas, gostam de tudo “certinho”, em seus devidos lugares. Preocupam-se muito com a aparência e podem ser tímidas. Por causa de sua mania de limpeza, acarretam medos de se contaminar. Tem medo de beijar por causa dos micróbios, Odeiam a mais leve mancha de sujeira, não conseguem relaxar enquanto não limpá-la. Possuem medo de bactérias, insetos, comida estragada, tudo o que pode causar infecção. Há também aqueles que têm uma mania obsessiva por limpeza, esfregando repetidas vezes as mãos com sabão, ou tomando vários banhos por dia.

O floral Crab Apple, por ser purificador, pode ser utilizado com eficácia em quem sofre de acne, espinhas, manchas de pele, tosse nervosa ou crônica, rinites, resfriados, febres, intoxicações, sinusite ou em qualquer outro tipo de descarga corporal. Pode ser utilizado nas pessoas que se desesperam porque se sentem sujas, ou porque não conseguem cumprir o seu ideal de limpeza, de ordem e detalhismo.
Frases freqüentes: Sempre estou com a impressão de que tenho de limpar alguma sujeira. / Antes de sair de casa passo toda a roupa que vou vestir. / Toda vez que me olho no espelho, me sinto gorda, feia e sem graça.

O floral traz reconhecimento da beleza interior de tudo e discernimento. É o remédio que limpa a mente e o corpo. Combate a poluição e a contaminação. Para uso interno e externo.

11 – ELM
( Ulmus procera / Olmo )

É para pessoas que se sentem sobrecarregadas com suas responsabilidades. Há uma sensação de que não vão conseguir realizá-las, aliás, não sabem nem por onde começar e acabam se desanimando, porém esta sensação é temporária e apesar de existir, a pessoa consegue realizar suas tarefas. Elm é bom para situações momentâneas que exigem muito da pessoa, quando se sentem esgotadas ou em crise, devido às pressões da situação.

Frases freqüentes: Tenho tantas coisas para fazer, que não sei nem por onde começar. / Estou fazendo mais do que eu posso. / Fico cansado, só de pensar em tudo o que eu tenho de fazer. / Não consigo organizar minhas idéias. Estou mentalmente desequilibrado, desorganizado.

O floral traz determinação para cumprir suas obrigações, autoconfiança e reconhecimento de suas habilidades pessoais.

12 – GENTIAN
( Gentiana amarella / Genciana )

Este é o floral da Fé. Para pessoas pessimistas, que se desencorajam e desanimam, ficando até mesmo deprimidas, quando surge algum obstáculo em seus planos. Essa depressão é devida a uma causa conhecida! Pessoas do tipo Gentian desanimam com facilidade por falta de fé. Este floral, portanto, é ideal para quando falta otimismo, coragem, confiança e ânimo.

Frases freqüentes: Como sou azarado! Nem adianta tentar de novo, sei que não vai dar certo outra vez. / Eu gostaria de acreditar no que me dizem, mas não consigo. / Depois que aconteceu aquilo, fiquei desanimado. / Sempre é tão difícil conseguir as coisas.

O floral traz Fé, confiança, otimismo, perseverança e a convicção de que será bem sucedido.
13 – GORSE
( Ulex europaeus /Ttojo )

Gorse é utilizado quando a pessoa já perdeu todas as esperanças e desistiu de lutar. Quando se acredita que não há mais nada o que se fazer, por isso é melhor desistir mesmo. Para os resignados, entregues, pessoas em que a falta de expectativa de vida dá lugar à desesperança. Para pessoas apáticas e incrédulas. Quando se fica estagnado num processo de cura.

Frases freqüentes: Nada mais vale a pena. / Só estou tomando estes florais para que a minha família pare de me aborrecer, mas eles não vão dar em nada mesmo. / Já rezei para tudo que foi santo, mas nada adianta. / Vou lutar para quê? Já sei que estou perdida.

O floral traz esperança e otimismo e perseverança, apesar das derrotas.
14 – HEATHER
( Calluna vulgaris / Urze )

Para pessoas centradas em si mesmas. Falam sem parar de seus problemas, sem escutar os dos outros. Não sabem ouvir, querem apenas falar delas mesmas, de todos seus problemas diante de uma platéia para ouvi-las. “Grudam” nas pessoas, tornando- se inconvenientes, e os outros têm dificuldade de se livrar delas. Pessoas do tipo Heather absorvem a energia dos outros. Não gostam de estar sós, são carentes, querem atenção para si. Costumam falar muito perto, puxar as pessoas pela roupa ou pelo braço, “prendem” as pessoas, para que as mesmas não fujam enquanto estão falando. São egocêntricas.

Frases freqüentes: Quando posso falar de meus problemas, logo me sinto melhor. / E eu? E eu? / Ouçam! Vou contar para vocês uma coisa horrível que está acontecendo comigo. / Estou tão ocupado comigo mesmo que não tenho tempo para os problemas dos outros.

O floral traz atenção e cuidado com os outros, autodisciplina e altruísmo.

15 – HOLLY
( Ilex aquifolium / Azevinho )

Este floral é para os casos de inveja, desconfiança, ira, ódio e ciúmes em relação a outras pessoas. Os ímpetos de cólera. Brigas de todo tipo: conjugais, no trabalho, etc…

Pessoas do tipo Holly podem sentir tanta raiva, que chegam a se descontrolar, quebrando coisas, gritando, destruindo tudo. Há também aquelas que ficam com todo este ódio contido, possuindo assim uma enorme tensão reprimida. Este floral é utilizado para ciúmes, quando, por exemplo, o filho ganha um irmãozinho e não se conforma de não ter mais a atenção apenas para si. É para pessoas que vivem se queixando das outras por inveja, ciúmes e acabam sentindo raiva das mesmas. Sentimentos de vingança. Agressividade.

Frases freqüentes: Você me paga por isso! / Quando vejo o que os outros conseguiram na vida, morro de inveja. / Não sei por quê, mas estou sentindo que me isolam quando estou em grupo. / Dizem que não tenho coração.

O floral Holly é um verdadeiro antídoto para o ódio.Traz relaxamento, compreensão, generosidade, tolerância, amor e perdão.

16 – HONEYSUCKLE
( Lonicera caprifolium / Madressilva)

Este é o floral para aqueles que vivem no passado. Pessoas nostálgicas, saudosas e cheias de lembranças. O tipo Honeysuckle tem dificuldade de aceitar o presente, chegando a perder o interesse pelas circunstâncias atuais. Este remédio é de grande ajuda para viúvas, órfãos, pessoas que fracassaram nos negócios e, especialmente, no caso de pessoas mais velhas obrigadas a viverem sozinhas.

Frases freqüentes: Aqueles é que eram bom tempos. / Na minha época era diferente. / Não consigo me acostumar com esses tempos modernos. / Não posso superar o que perdi. / Gosto de olhar fotografias e ficar me lembrando do tempo que passou. / Estou vivendo numa casa maravilhosa e minha família é linda, mas não consigo me desligar da casa de meus pais e daquela época em que eu vivia com eles, isso atrapalha a minha felicidade.

O floral traz aceitação e compreensão do passado, perseverança e contentamento.

17 – HORNBEAM
( Carpinus betulus / Carpino )

É o floral para a sensação de “Segunda-feira de manhã”. A pessoa sente-se farta de levantar-se todas as manhãs para dar início à rotina. É um cansaço por esgotamento devido ao excesso de desgaste mental. Para pessoas que vivem adiando, que acham difícil começar. Sensação de peso na cabeça. Pessoas estressadas, que ficam irritadas por estarem cansadas. Para pessoas que, por acumular estímulos mentais demais, não conseguem digeri-los, e que se sentem tão confusas que não conseguem se levantar pela manhã. Sentem falta de energia física e mental, sentem que não tem força para agüentar o dia-a-dia devido ao cansaço.

Frases freqüentes: Não sei se consigo agüentar a luta diária. / Sempre adio as coisas, porque estou tão cansado que não tenho forças nem sequer para pensar. / Acordo mais cansado quando levanto do que quando deito. / Preciso tomar café para me animar e começar minhas atividades.

O floral traz confiança em sua capacidade de lutar, vitalidade, perseverança e resistência.
18 – IMPATIENS
( Impatiens glandulifera / Beijo )

O próprio nome já diz: Impaciência. Esta é a palavra-chave para as pessoas do tipo Impatiens. São apressadas, vivem correndo, pensam rápido, falam rápido, não suportam esperar, principalmente quando estão dialogando com alguém de ritmo mais lento. Chegam a terminar as frases dos outros por não terem paciência de aguardar os pensamentos dos mesmos. Isso as deixa irritadas. Possuem muita energia e vivem num ritmo acelerado. Costumam depender do relógio, embora sem necessidade, temendo perder a hora. Precisam de tudo imediatamente. O corpo exige que se movimentem, por isso não conseguem ficar paradas. Roem unhas, apresentam tiques nervosos e gestos nervosos e inquietos como: coçar a cabeça, estalar os dedos, balançar a cadeira, gesticular, bater com os dedos no tampo da mesa. São tensas física e mentalmente, por isso sofrem dores no pescoço, nos ombros, nas mãos, na nuca, nas pernas, etc… Preferem trabalhar sozinhas a ter de esperar pelos outros.

Frases freqüentes: Sempre dizem que faço as coisas antes de pensar. / Deixem que eu mesmo faço isso sozinho. / Jamais entro numa fila, não suporto esperar. / Meu colega sempre reclama que eu ando na frente dele. / Fico louco de raiva se tiver de esperar que me atendam num restaurante. / Comigo tudo tem que funcionar depressa e bem, caso contrário não consigo conter minha raiva.

O floral traz capacidade de cooperação, paciência e calma mental, relaxamento e tolerância.

19 – LARCH
( Larix decidua / Lariço )

Para pessoas que têm sensação de inferioridade, falta de confiança em si mesmas. Não valorizam a própria capacidade. Admiram as outras e se acham incapazes de fazer as mesmas coisas, por isso não tentam. Sentem-se fracassadas e ficam observando o êxito alheio. Falta-lhes autoestima.

Frases freqüentes: Não posso, não sei… / Eu gostaria de falar na reunião, mas sei que vou me atrapalhar. / Como sou burra! Ainda bem que não me promoveram para aquele cargo, eu só iria fazer besteira. / Eu simplesmente não consigo!

O floral traz confiança nas habilidades pessoais e disposição para tentar.

20 – MIMULUS
( Mimulus guttatus / Mimulus )

Este floral é para o medo por motivos conhecidos, ou seja, medos específicos como: andar de avião, dirigir, se expor ao público, medo de doenças, do futuro, da dor, etc… Normalmente o tipo Mimulus são pessoas tímidas, que facilmente ficam coradas. São medrosas, reservadas e retraídas. São sensíveis ao frio, ao barulho, aos gritos, às agressões, aos conflitos e se assustam à toa. Pessoas que dão risadas nervosas e que têm dificuldade para falar. Manifestações psiconeurovegetativas de medo: suor, taquicardia, tensão, inibição para falar, gagueira, etc. Têm medo de ficar sozinhas e quando têm companhia ficam nervosas e tímidas.

Frases freqüentes: Sempre estou com medo de alguma coisa. / Me dá medo… / Quando fico nervoso, começo a transpirar na palma da mão. / Fico vermelho sempre quando falo com pessoas estranhas. / Cuido para nunca ficar sozinho. / Não consigo subir num elevador fechado.

O floral traz autoconfiança, vontade de aceitar desafios, correr riscos e coragem.

21 – MUSTARD
( Sinapis arvensis / Mostarda )

Esta essência é para pessoas que são tomadas por uma “onda de tristeza”, ou seja, começam a sentir-se deprimidas, profundamente melancólicas, mas sem nenhum motivo aparente. Este sentimento vem do “nada” e é cíclico: assim como vem, desaparece, mas causa muito desânimo em quem sofre dele. A pessoa sente vontade de isolar-se do resto do mundo, sente-se à mercê de uma força sinistra que julga ser mais forte que ela mesma, como se fosse prisioneira desta sensação, sem conseguir libertar-se.

Frases freqüentes: Sofro de depressão, mas não me pergunte por quê! De repente fico superbem, mas depois me sinto mal novamente. / Tenho um bom emprego, meu carro, minha casa, dinheiro, mas não consigo entender, não tenho vontade de fazer nada, nada me interessa… / Assim como fico deprimido, algum tempo depois, a depressão desaparece.

O floral traz serenidade interior, alegria serena, estabilidade e paz inabalável.

22 – OAK
( Quercus robur / Carvalho )

São pessoas que trabalham excessivamente e, mesmo cansadas e sem energia, arranjam força para terminar o que começaram. São batalhadoras, não desistem e não descansam, por piores que sejam as condições em que se encontrem. São corajosas, esforçadas e têm um forte senso de dever. São responsáveis, confiáveis e, em determinados momentos, se sentem esgotadas, mas não relaxam e continuam a lutar sem esmorecer.

Costumam estar sobrecarregadas de trabalho e sempre acham que ainda podem fazer mais. Mesmo doentes não abandonam o trabalho. Tornam-se cansadas e esgotadas por todo esse trabalho e não se permitem momentos de descanso. Julgam-se imprescindíveis, acreditam que podem realizar tudo sozinhas. Na verdade, têm medo de decepcionar os outros e têm medo de mostrar suas fraquezas diante deles. Possuem tensão nos ombros e na nuca.

Frases freqüentes: Preciso continuar. / Aprendi que se deve fazer até o fim, tudo o que se começa. / Eu não descanso nunca. / Tenho que terminar isso, custe o que custar. / Todos dizem que trabalho demais, dizem que pareço uma máquina e não um ser humano. / Por fora pareço bem, interiormente estou destruído.

O floral faz com que essas pessoas comecem a perceber quando estão cansadas e se permitem descansar.

23 – OLIVE
( Olea europaea / Oliveira )

Olive é o floral revitalizante. É a essência que traz energia. Para esgotamento total, mental e físico. Indicado às pessoas que estão cansadas e se sentindo exaustas. Quando as pessoas chegam em seu esgotamento total e não têm força nem para levantar o braço. É útil nos casos de grande fadiga física e mental, quando não há mais reserva de energia. Olive é bom depois de um dia cansativo, ou quando se tem que estudar por muitas horas para uma prova e também quando se está realizando um trabalho cansativo e estressante.

Frases freqüentes: Nem por todo dinheiro do mundo saio de casa agora. / Estou tão cansada que poderia até chorar. Não agüento mais! / Estou tão exausto e esgotado, que não consigo nem carregar meu próprio corpo. / Estou completamente exausto.

O floral traz paz de espírito, confiança que a vida providenciará a força necessária, energia física e psíquica, além de regenerar a vitalidade.

24 – PINE
( Pinus sylvestris / Pinheiro-silvestre )

Este floral é para todo o tipo de culpa, real ou imaginária. As pessoas do tipo Pine pedem desculpas por tudo, pelos seus erros e pelos erros dos outros. Alimentam uma autocondenação e um complexo de culpa tão grande, que se tornam muito autocríticas, se enxergam como “pecadoras” e, em algumas situações, mesmo que tenham agido contra elas, causando- lhes mal, estas acreditam que isso é uma forma de castigo, porque elas realmente se consideram culpadas. Pedem desculpas, até mesmo por ficarem doentes. Por assumirem culpa por tudo, podem ser usadas como “bode expiatório” de coisas que não fizeram. Faltam-lhes amor próprio e autoestima.

Frases freqüentes: Nunca me perdoarei pelo que aconteceu. / Foi tudo culpa minha. / Me desculpem pela minha irmã não ter vindo, é minha culpa, se eu tivesse insistido mais, com certeza ela estaria aqui. / Eu não devia ter saído para me divertir, estou me sentindo culpada.

O floral traz reconhecimento do valor próprio, liberação da sensação de culpa pelo erro dos outros e julgamento sadio.

25 – RED CHESTNUT
( Aesculus carnea / Castanheira-vermelha)

Pessoas com preocupações exageradas, em relação a seus entes queridos, devem utilizar esta essência. Estas pessoas temem o pior e vivem num estado de ansiedade em relação aos que amam, sempre temendo uma desgraça. Costumam ser superprotetoras e cheias de medos, atrapalhando a vida dos familiares, por interferirem em sua liberdade e individualidade. Bach dizia que este tipo de preocupação excessiva com uma pessoa doente retarda o processo de cura da mesma, portanto, segundo ele, Red Chestnut deve ser usado tanto para a pessoa doente quanto para seus familiares.

Frases freqüentes: Sempre que meu filho sai à noite, eu fico morrendo de medo, achando que vai acontecer alguma coisa com ele. / Quando meu marido viaja, só consigo ficar tranqüila na hora em que ele me telefona para dizer que chegou e está tudo bem. / Tenho tanto medo por eles.

O floral traz confiança nos outros, calma em qualquer emergência e capacidade para cuidar dos outros sem ansiedade e enviar pensamentos de coragem e proteção para os mesmos.

26 – ROCK ROSE
( Helianthemum nummularium / Cisto ) Para os casos de medo extremo, pânico e terror absoluto, a ponto da pessoa ficar paralisada. A pessoa pode transpirar, tremer e sentir taquicardia, tamanho o medo. Pode-se sentir também um peso na boca do estômago, um desconforto enorme interior, que muitas vezes não é percebido exteriormente pelos outros. Este medo pode ser irracional, mas também pode ser originado por um trauma, ou por testemunhar um acidente. Rock Rose é bom para quando se tem medos noturnos ou pesadelos, tanto em crianças como em adultos.

Frases freqüentes: Às vezes tenho ataques de pânico, começo a transpirar pelas mãos, me dá taquicardia, falta de ar, é horrível! / Fico muda de terror. / Quando lembro do acidente, me dá uma sensação ruim, fico paralisada.

O floral tranqüiliza e fortalece os nervos, traz coragem, bravura e ação com coragem.

27 – ROCK WATER
(Água de fontes naturais curativas)

Pessoas rígidas, de idéias inflexíveis, fixas e radicais. Possuem conceitos morais extremamente perfeccionistas. Buscam ser exemplo para os outros. São fanáticas, costumam fazer parte de seitas religiosas ou regimes alimentares rigorosos. Quando discutem sobre religião, política, filosofia, são inflexíveis e radicais, ignorando tudo mais que não se enquadre em suas convicções. Devido a sua rígida disciplina interior, deixam de curtir e desfrutar os prazeres da vida. Se autosacrificam, se reprimem, se martirizam e não permitem que nada interfira em seus objetivos. Sua rigidez se apresenta no nível muscular como nas juntas e articulações, refletindo sua rigidez mental. Costumam sofrer de artrose e de problemas na coluna.

Frases freqüentes: Dizem que sou muito duro comigo mesmo. / Não vou a festas porque não posso dormir fora do meu horário habitual. / Prefiro ficar em minha casa a sair com pessoas que bebem álcool. / Não como nenhum doce, nem nada muito saboroso, pois jamais trairei minha dieta.

O floral traz relaxamento, idealismo com flexibilidade, vontade e capacidade de desfrutar a vida em cooperação com os outros.

28 – SCLERANTHUS
( Scleranthus annuus / Craveiro )

Este é o floral para indecisão. Pessoas que, não conseguem se decidir, são hesitantes, sofrem muito quando têm que decidir entre duas coisas. Até mesmo o estado de humor é instável, estão superalegres e de repente se tornam tristes, podem estar muito dispostas e caírem na apatia, do riso vão para as lágrimas, o que mostra um desequilíbrio.

Não são muito confiáveis porque estão, sempre, oscilando e vacilantes. O tipo Scleranthus sofre, pois sua indecisão se torna uma tortura, tem dificuldade até para escolher que roupa usar, pois se houver várias possibilidades, fica paralisado em sua indecisão.

Frases freqüentes: Ó dúvida cruel! / Não consigo me decidir. / Às vezes acho que o melhor namorado para mim é o João, outras vezes penso que só o Carlos me faria feliz. / Chego todo dia atrasada no trabalho, pois visto uma roupa e depois acho que deveria ter colocado outra; quando me troco novamente, já não tenho certeza de qual é a melhor. / Até um minuto atrás eu queria ir nesta festa, mas pensando bem, acho que não quero mais.

O floral é ótimo para todos os tipos de tremores e também para pessoas que sentem dores que “andam” pelo corpo. Este remédio traz determinação, segurança para tomar decisões, espontaneidade e atitudes equilibradas.
29 – STAR OF BETHLEHEM
( Ornithogalum umbellatum / Estrela-de-belém )

Este floral é para choques, ou seja, quando você leva um susto muito grande, sofre um acidente, recebe uma notícia ruim ou quando sente uma desilusão que causa muita dor. Enfim, Star é para os efeitos de qualquer choque, físico, mental ou emocional. Quando se tem um trauma. Para experiências da vida como morte, aborto, perdas financeiras, mudanças.

Frases freqüentes: Não consigo me conformar com o que aconteceu, estou muito abalado ainda. / Sinto uma dor na alma, não esqueço do olhar dele antes de morrer. / Não encontro consolo, só dor.

O floral traz consolo e conforto. Costumo dizer brincando, que este floral te pega no colo e faz carinho na sua cabeça. É o floral que consola dores, tristezas e sofrimentos. Traz calma, força mental, emocional e física.

30 – SWEET CHESTNUT
( Castanea sativa / Catanheira )

Para pessoas que estão sentindo angústia extrema, desespero, sentindo que chegaram ao seu limite e não agüentam mais, vivenciando assim uma imensa tortura mental e desolação. Há também outro sentimento: solidão. Depressão, desesperança e necessidade de amparo fazem parte deste quadro.

Frases freqüentes: Não agüento mais. / Não vejo saída, estou desesperada, porque não sei mais o que fazer. / Não tenho mais esperanças, estou só.

O floral traz perseverança e determinação apesar do sofrimento, bem estar, alívio e a sensação de que não se está só.

31 – VERVAIN
( Verbena officinalis /Verbena ) Para pessoas com entusiasmo e esforço exagerados. São aquelas que se “empolgam” em suas idéias e tentam a todo custo persuadir os demais a acompanhá-las. O tipo Vervain utiliza muito sua energia mental, não relaxa e essa tensão pode deixá-lo estressado e com insônia. Costumam defender as pessoas injustiçadas com força e vontade. Tornam-se fanáticas pelo seu alto envolvimento com tudo e pelo perfeccionismo. Tentam convencer os outros com suas idéias, enchendo-os de argumentos. São impulsivas e idealistas, possuem movimentos rápidos e agitados. Essas pessoas não conseguem se desligar, pois ficam mentalmente se programando sobre o que farão hoje, amanhã e depois, o tempo todo. Por terem dificuldade de relaxar, costumam queixar-se de tensão muscular, de dor nos olhos, dores de cabeça e contrações musculares. Como este tipo possui excesso de energia na parte superior do corpo,(ou seja, a energia é mal distribuída) apresentam problemas de circulação nas pernas. Este floral é indicado, portanto, para mulheres com problemas ginecológicos e pessoas com má circulação nas pernas.

Frases freqüentes: Precisamos agir para mudar esta situação! / Gosto que pensem como eu e que sigam minhas idéias. / Quando estou certo de algo, defendo minhas idéias até a morte. / Fico irritadíssimo quando me contrariam. / Quando ponho algo na cabeça, não descanso enquanto não termino com perfeição e faço de tudo para que os outros me acompanhem.

O floral traz autodomínio, compreensão com tolerância e ação com consideração. Traz também capacidade para relaxar e disposição para ouvir.

32 – VINE
( Vitis vinifera / Videira )

Para os que gostam de dominar os outros e sentem necessidade de poder. São autoritários, cruéis em seus métodos, ditatoriais, tirânicos e inflexíveis. Para pais de família que dominam o lar com punho de ferro. Gritam para serem obedecidos, têm de impor sua autoridade, custe o que custar, sem compaixão. O tipo Vine gosta de colocar medo nas pessoas, sendo esta, uma forma de poder sobre elas. Agem racionalmente sem utilizar o lado afetivo.
Frases freqüentes: É para o seu bem! / Não pense, faça apenas o que estou mandando. / Na minha casa quem manda sou eu. / Isso é o que você vai fazer.

O floral traz flexibilidade, liderança sábia e compreensiva e compaixão.
33 – WALNUT
( Juglans regia / Nogueira ) É o floral de proteção à mudanças e influências externas. Quando se tem uma sensibilidade muito grande a lugares, pessoas e situações, a ponto de ser uma “esponja” que absorve tudo, Walnut age como uma forte proteção, não deixando que estes fatores interfiram no equilíbrio da pessoa. Como mencionei, esta essência protege as pessoas em períodos de mudanças, “cortando o cordão umbilical” que não as deixa livres em suas vidas, quando, por exemplo, alguém se separa e não consegue se desligar do esposo, quando se muda de casa e tem-se dificuldade para adaptar-se na nova residência, ou quando se muda de emprego. Walnut ajuda nas novas situações da vida (como casamento, gravidez, viuvez, separação), facilitando a adaptação a esse período. Essas mudanças podem ser físicas também, como a chegada da menstruação, a menopausa, o início da dentição, etc. O tipo Walnut é hipersensível, vulnerável e extremamente perceptivo. Muitas vezes se deixam influenciar pelos que estão ao redor.

Frases freqüentes: Me sinto mal todas as vezes que fico do lado da Roberta. / Quando vejo notícias da guerra na televisão, começo a chorar, tamanha é minha sensibilidade. / Aquela casa tinha algo estranho no ar, me deu uma tristeza, como se alguém tivesse morrido ali. / Já me separei, mas não consigo me desligar do meu ex-marido.

O floral acaba com as situações de dependência e de medo às mudanças. Favorece a independência e o desejo de autonomia, dá habilidade e determinação para adaptar-se a mudanças quando necessário. Ajuda no tratamento de dependências como álcool, drogas, cigarros, etc. Protege e deixa a pessoa imune à inveja, “mau-olhado” e mau humor dos outros.

34 – WATER VIOLET
( Hottonia palustris )

Pessoas do tipo Water Violet são reservadas, não costumam e não gostam de falar de seus problemas, muito menos dar opinião aos problemas dos outros. Até mesmo quando sofrem, guardam tudo para si mesmos. Possuem um porte ereto e elegante, são orgulhosos, como se fossem superiores aos demais e acabam por isolar-se, vivendo em sua própria solidão. São retraídos e criam assim uma espécie de barreira inatingível que os separa de todos. São tensos e inflexíveis tanto fisica como mentalmente, podendo ter problemas de articulação, reumatismo, rigidez na coluna e nas juntas. Suportam a mágoa e o sofrimento em silêncio. Preferem estar sós. São pessoas que mantém a compostura, não interessando o que aconteça. Não expõem seus sentimentos.

Frases freqüentes: Sinto-me melhor sozinho, gosto de estar assim. / Não dou o menor palpite na vida dos outros, mas também não gosto que se metam na minha. / Muitos dizem que sou uma pessoa arrogante, mas, na verdade, sou retraído. / Sou de falar pouco até mesmo em casa.

O floral traz a capacidade de servir aos outros, serenidade e gentileza.

35 – WHITE CHESTNUT
( Aesculus hippocastanum / Castanheiro-da-índia )

Para pessoas que sofrem por causa de pensamentos repetitivos, indesejados, que não abandonam a mente, um diálogo interno torturante que perturba e tira a paz. São pensamentos persistentes, angustiantes e incessantes. Essas pessoas têm insônia e dificuldade para dormir, pois estes pensamentos não as abandonam e as impedem de relaxar. Costumam ficar “ruminando” durante o dia todo acontecimentos que ocorreram durante a manhã. Ficam argumentando mentalmente seus problemas e conversas consigo mesmas repetidamente, como se tivessem um “disco arranhado” dentro da cabeça.

Frases freqüentes: Estou atormentado por esses pensamentos. / Não consigo sentar para estudar, meus pensamentos não me deixam em paz. / Não consigo parar de pensar na briga de hoje de manhã. / Estava tão ocupada em meus pensamentos que quase bati o carro. / Me sinto prisioneiro de meus próprios pensamentos.

O floral traz calma e clareza mental, a pessoa passa a não se preocupar à toa.

36 – WILD OAT
( Bromus ramosus / Bromo )

Esta é a essência para as pessoas que não conseguem encontrar o seu caminho na vida. Possuem uma indefinição que os tortura, pois os deixa perdidos em relação a que rumo seguir, fazendo com que tentem vários caminhos, sem encontrar satisfação em nenhum deles, tornando-se frustrados com isso. O tipo Wild Oat se desanima e se torna insatisfeito pela sua indecisão, suas metas são pouco claras e sem harmonia interior. Sentem que a vida está passando e que, apesar de seu talento, não conseguem descobrir atividades que lhes tragam satisfação e realização.

Frases freqüentes: Eu não sei o que quero fazer. / Já fiz três faculdades e parei todas na metade, agora estou estudando música, mas ainda não sei se é realmente isso que eu quero. / Estou perdida e não sei que rumo seguir.

O floral traz otimismo, determinação, capacidade de dar o primeiro passo e pode ajudar também na escolha de uma carreira, pois torna claros os talentos e ambições, dando direção à pessoa.

37 – WILD ROSE
( Rosa canina / Rosa-dos-cães )

São pessoas sem o mínimo de vontade própria. Falta-lhes energia vital, não vivem, vegetam. Não apresentam interesse pela vida. São resignadas e apáticas. Se acontece algo ruim, é porque tinha que acontecer e tudo bem, se ficam doentes, a vida é assim mesmo; não se esforçam para mudar as situações, as aceitam simplesmente, sem gostar ou deixar de gostar. Não são felizes nem tristes, parecem mortas, não possuem expressão e sua voz é monótona. Sua companhia aborrece e deprime as pessoas por sua falta de interesse e por serem acomodadas. Não vivem suas vidas, são meros espectadores e não participadores e vivenciadores de sua existência. Costumam ficar sentadas diante da televisão. São vazias.

Frases freqüentes: A vida é assim mesmo. / Não costumo reclamar das situações, elas são como são e ponto. / Não me interesso por nada. / Sou uma droga mesmo e não tenho cura. / Estou bem como estou.

O floral traz interesse pela vida, energia vital e forças para participar ativamente da vida.

38 – WILLOW
( Salix vitellina / Salgueiro )

Para pessoas com ressentimento e amargura. Sentem-se vítimas do destino e costumam culpar as outras pessoas pelos seus erros. É o típico rabugento, que vive sempre de cara fechada. Sentem inveja da felicidade, sorte e sucesso dos outros, por isso tornam-se pessoas resmungonas e irritadiças. São negativas e acabam se tornando verdadeiros desmancha-prazeres. São rancorosas, vingativas, não perdoam, nem esquecem e muitas vezes sentem raiva. Sentem pena de si mesmas e são amarguradas porque sentem que a vida tem sido injusta com elas. Tomam sem dar, aceitam ajuda com se fosse um direito seu e obrigação dos outros, por isso são mal-agradecidas.

Frases freqüentes: Isso não é justo! / Ninguém se importa comigo. / Por que os outros podem ter sucesso e alegrias se para mim a vida não deu nada? / Não vou agradecer, o que eles fizeram, foi o mínimo que estavam devendo para mim. / Se eu não me divirto, ninguém vai se divertir também.

O floral traz perdão e reconhecimento dos erros cometidos, senso de humor e otimismo.

Texto de Simone Filkauskas Sequeira

Fotos: Julian Barnard (Healing Herbs)

Foto inicial: Amy R/sxc.hu

22


Sobre o Autor:

Comentários

  1. Lúcia Helena Cheohen Guedes  15/03/2012

    Reconheço toda a eficácia dos Florais de Bach. Já utilizei diversas vezes, meus filhos já usaram e sempre que preciso recorro a eles. Embora tenha uma certa ddificuldade a princípio para a escolha porque os exemplos são muito radicais e não sinto ou sou de forma tão forte . Mas acabo sempre encontrando o equilíbrio e consigo bons resultados com minhas escolhas.
    É muito bom um site que em casa nos ajude a selecionar com calma e profundidade os sintomas e relacioná-los à causa para encontrarmos o melhor indicado para o caso.

    (responder)
  2. Ma. Jose  17/03/2012

    Já utilizo os Florais de Bach, e me encontro plenamente feliz com os resultados finais. Procuro sempre fazer uso dos florais, evitando as medicações alopáticas.

    (responder)
  3. mile  21/03/2012

    comecei a usar o floral a alguns dias e to me sentindo um pouco melhor.

    (responder)
  4. Rosana gomes  08/07/2012

    Boa noite minha mestre!
    Não lhe escrevi antes que estava me organizando , quero lhe agradecer por ter administrado o curso de florais tão fantastico que fiz a pratica primeiro comigo e me sinto bem melhor. Ja estou trabalhando e a cada dia um imenso aprendizado com a magia intensa dos florais.
    tenho varios relatos de senhoras agrimony, aspen , elm, chicory ,crab apple e outros mas só quero que saiba que vc foi e é parte importante nessa minha caminhada. tbem estou filiada no sindicato para ter mas tranquilidade , aqui em teresopolis , tem que ter a carteirinha .Um imenso abraço e continui a ser essa luz em nossos caminhos.
    bjs……….
    Rosana Gomes Bach.

    (responder)
    • simone filkauskas sequeira  10/07/2012

      Querida Rosana!
      Agradeço muito pelo carinho de suas palavras! Na verdade somos colegas nessa jornada tão linda que é o caminho das flores! Sou uma eterna aprendiz e posso dizer que aprendo sempre muito com cada aluno que conheço e que compartilha comigo um pouco de sua vida durante as horas que desfrutamos desse conhecimento tão precioso que nosso Querido Dr. Edward Bach nos deixou.
      Desejo-lhe muito sucesso em sua caminhada profissional. Sei que vc ajudará muitas pessoas que buscarão através de ti a ferramenta que necessitam para que elas mesmas consigam encontrar seu equilíbrio e harmonia com o seu conhecimento e sensibilidade com a Terapia Floral. Parabéns Rosana!
      Eu é que me sinto grata!
      Grande abraço e muita luz,
      Simone Filkauskas Sequeira

      (responder)
      • Daniela  06/11/2012

        Simone, agradeço pelo ótimo conteúdo que compartilhou conosco! Mto grata a vc! super beijo Namastê

        (responder)
        • simone  02/03/2013

          Daniela, eu é que agradeço! Para mim é uma alegria gigantesca compartilhar esse conhecimento e nessa rica troca que é ensinar, sempre aprendo muito com as turmas que conheço! Grande abraço e muita luz

          (responder)
  5. mara rica  25/07/2012

    ESTE FOI O MELHOR SITE QUE ENCONTREI SOBRE FLORAL, CONSEGUI ME INDENTIFICAR COM AS EXPLICAÇÕES E SINTOMAS QUE ESTOU SENTINDO. TUDO BEM CLARO E OBJETIVO , DÁ P/ MANDAR FAZER UM FLORAL COM SEGURANÇA , PARABÉNS E OBRIGADO PELA DICAS.

    (responder)
    • simone  13/09/2012

      Olá Mara! Obrigada pelo elogio e carinho! Esse trabalho foi feito com muito amor e dedicação pois sou uma eterna apaixonada pela terapia Floral de Bach e compartilhar esse conhecimento é uma alegria imensa! Que bom que você gostou! Grande abraço e muita luz,
      Simone.

      (responder)
  6. tatiana  31/08/2012

    Concordo com a colega acima. É um dos melhores sites que achei sobre florais. Acho legal colocarem as explicações e as fotos das flores! Obrigada!

    (responder)
    • simone  13/09/2012

      Oi Tatiana! Eu é que agradeço a oportunidade de compartilhar esse conhecimento tão especial!
      Grande abraço e luz,
      Simone.

      (responder)
  7. Heleni  07/09/2012

    como q eu posso ter provas e acreditar q isso realmente funciona , se isso se trata de sentimentos e coisas abstratas como a fé por exemplo , me dê um motivo dizendo que se eu tomar certo tipo de floral vai trazer fé, paz, perseverança, confiança e autruismo por exemplo?

    (responder)
    • simone  12/09/2012

      Olá Helenice! A terapia Floral de Bach busca investigar as causas emocionais que geram sintomas desconfortáveis em nosso sistema como medos, nervosismo, insegurança, entre outros. Nosso objetivo como terapeutas não é o de provar e sim o de ajudar. A emoção e os sentimentos são abstratos. Vc não consegue tocar uma tristeza ou agarrar a raiva, você consegue sim, descrevê-los de maneira muito particular em seu sentir. Não é porque esse sentir é abstrato que não pode ser tratado. Os Florais de Bach não tem nenhuma comprovação científica e não são remédios, não possuem princípios ativos ou qualquer parte química e no entanto a frequência, a vibração, a essência das flores em sintonia com nossa essência e com nossa energia nos traz esse equilíbrio e bem-estar. Minha dica é que você se permita a experimentar. O criador dos florais de Bach foi o Dr. Edward Bach, médico inglês que na década de 30 percebeu que muito mais importante do que tratar os sintomas, era identificar as causas emocionais que os geravam. Ele abandonou a medicina tradicional ortodoxa porque se sentiu limitado nela, justamente por ser esta direcionada aos sintomas. Ele começou a fazer uma longa e exaustiva pesquisa das flores e podemos dizer que ele foi ” cobaia de si mesmo”, pois como ser humano, ao se deparar com emoções negativas, saía à busca das flores específicas capazes de equilibrar seu emocional, por isso, ele testou em si mesmo a eficácia do sistema que criou. Permita-se Heleni experimentar os florais, mas para isso procure um terapeuta para que ele possa chegar á uma fórmula específica para você e me conte como vc se sentiu, ok! Grande abraço e muita luz,
      Simone.

      (responder)
  8. vilma  26/02/2013

    sou uma pessoa muito ansiosa qual o floral de devo comprar para me calmar internamente muito obr.

    (responder)
    • simone  02/03/2013

      Olá VIlma, é muito importante que vc realizar um atendimento com um terapeuta floral para que sejam investigadas as causas dessa ansiedade, pois os florais tratam causas e não sintomas. Não agem como na alopatia onde há um remédio para cada sintoma como dor de cabeça, febre, etc… Pessoas com sintomas iguais podem necessitar florais totallmente diferentes, justamente porque as causas podem ser diferentes. Não deixe de buscar um terapeuta para orientá-la, ok! Eu atendo aqui em São Paulo no Instituto Ahau, coloco-me à disposição para realizar um consulta, ou se vc conhecer um profissional próximo à você, não deixe de procurá-lo.
      Grande abraço

      (responder)
  9. TERESINHA FERNANDES  08/03/2013

    ADOREI O SITE,MUITO ESCLARECEDOR,SÓ NÃO SE SE POSSO USA TRES AO MESMO TENPO E PERIODO.OBRIGADO,VALEU MUITO.

    (responder)
    • simone  06/05/2013

      Olá teresinha,
      Vc pode utilizar até sete essências em uma fórmula .
      Grande abraço,
      Simone.

      (responder)
  10. Renata  15/03/2013

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber qual o melhor floral para bruxismo?
    Pelo que pude ler deve ser o ASPEN.
    O que você acha?
    Muito grata!!!

    (responder)
    • simone  06/05/2013

      Olá Renata, boa tarde,
      Os florais não funcionam como na alopatia, onde há um remédio correpondente à um sintoma. deve ser investigado o padrão emocional associado à causa que gera o sintoma, pois os florais tratam causas e não sintomas, ou seja, o floral não tratará o bruxismo e sim a pessoa que tem o bruxismo. Aspen não tem relação com esse sintoma e sim outro floral Beech, no entanto há que se investigar se o que geras o bruximso é esse padrão ou outra essência será mais indicada.
      Grande abraço,
      Simone.

      (responder)
  11. ANA PAULA  23/07/2013

    Boa tarde,

    Estou pensando em comprar o kit para manipular os florais em casa, não sei entretanto, como preparar o brand. Apesar do uso com o vinagre de maçã ser mais recomendado para criança, gostaria de saber se há alguma restrição no uso do alcool e que tipo de alcool posso usar.
    Obrigada pela atenção e parabéns pela iniciativa do blog.

    Ana Paula R.

    (responder)
  12. Marinara  10/12/2013

    Eu mesmo posso pedir pra manipular meu floral? Mesmo sabendo que preciso ir no terapeuta?

    (responder)
  13. Wilson  02/04/2014

    Prezad@s,

    Gostaria de saber qual a proporção para diluir o floral em soro fisiológico para eu pingar no nariz como forma de tratamento de rinite de etiologia emocional.

    (responder)

Enviar um comentário